Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Lavoisiera punctata Mart. & Schrank ex DC. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 24-04-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)+2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Luiz Santos

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s): José Fernando Baumgratz


Justificativa

Endêmica do estado de Minas Gerais, ocorrendo na Serra do Caraça, no município de Catas Altas e na Serra do Cipó, em localidades do município de Santana do Riacho e de Santa Luzia, em altitudes de 1.220 m a 1.300 m (Santos et al., 2009; CNCFlora; Martins & Rodrigues, 2014). Ocorre associada à vegetação de Cerrado, em campos pedregosos ou arenosos e em Florestas de Galeria (Santos et al., 2009). Apresenta EOO de 2.468,03 km², AOO de 24 km² e está sujeita a cinco situações de ameaça considerando as localidades de ocorrência. A atividade mineradora em expansão na região de Catas Altas (Santos, 2010), o aumento da frequência de incêndios associados à invasão por gramíneas exóticas (Urochloa decumbens (Stapf) R.D.Webster) (Ribeiro et al., 2005) e o turismo desordenado na Serra do Cipó (Pinto et al., 2008) representam ameaças para a espécie, implicando declínio contínuo de EOO, AOO, de qualidade do hábitat e do número de subpopulações. Considerando o baixo número de registros de coleta em coleções botânicas e a ausência em Unidades de Conservação, há a necessidade de investimentos no aumento do esforço de coleta para a busca de novos registros, de forma a confirmar seu real estado de conservação, bem como para o estabelecimento de ações necessárias a sua conservação.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Lavoisiera punctata Mart. & Schrank ex DC.;

Família: Melastomataceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Prodr. [A. P. de Candolle] 3: 104. 1828.

Distribuição

Endêmica do estado de Minas Gerais, municípios de Catas Altas (Serra do Caraça) e Santana do Riacho (Serra do Cipó) (Santos et al., 2009; Martins & Rodrigues, 2014) e no município de Santa Luzia (Baumgratz, com. pess.); entre 1.228 m 1.299 m de altitude (F. Almeda 8561; 9709).

Ecologia

Caracteriza-se por arbustos ou arvoretas, de 1 m a 3 m de altura; encontrados em campos pedregosos ou arenosos (Santos et al., 2009) e em Matas de Galeria (F. Almeda 8561).

Reprodução

Coletada em fruto no mês de outubro (F. Almeda 8561).

Ameaças

3.2 Mining & quarrying
Incidência regional
Severidade very high
Detalhes O município de Catas Altas apresenta atividade mineradora em expansão, sendo as principais regiões as minas de Fazendão e Lavra Azul (Santos, 2010).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Na região da Serra do Cipó, onde há invasão por Braquiária, ocorre modificação do regime de incêndios, intensificando-o, tanto pelo rápido acúmulo de biomassa e elevada inflamabilidade das camadas de folhas secas que se acumulam junto ao solo, como por bloquear o processo sucessional, que poderia levar a formações de maior complexidade, com retenção de umidade e, portanto, menor susceptibilidade à propagação de incêndios (Ribeiro et al., 2005).

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Atividades de passeios em trilhas da Serra do Cipó com o uso de veículos (bicicletas, motocicletas, automóveis, etc.) causam compactação do solo, aumentando a densidade e resistência à penetração, mudando a estrutura do solo e sua estabilidade, além da perda da serrapilheira e conteúdo de húmus, redução nas taxas de infiltração, aumento do escoamento hídrico superficial, e aumento da erosão (Pinto et al., 2008).

Referências

- MARTINS, A.B.; RODRIGUES, K.F. 2014. Lavoisiera In Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB9492).

- SANTOS, A.K.A.; MARTINS, A.B.; ROMERO, R.; SANTOS, A.P.M.; ALMEDA, F; BERNARDO, K.F.R.; KOSCHNITZKE, C.; GOLDENBERG, R.; REGINATO, M.; LEE, R.C.S.; RODRIGUES, W.A. Melastomataceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 2009. pp. 263-279.

- LIDIA MARIA DOS SANTOS. Restauração de Campos Ferruginosos Mediante Resgate de Flora e Uso de Topsoil no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

- RIBEIRO, K.T.; FILIPPO, D.C.; PAIVA, C.L.; MADEIRA, J.A.; NASCIMENTO, J.S. Ocupação por Brachiaria spp. (Poaceae) no Parque Nacional da Serra do Cipó e infestação decorrente da obra de pavimentação da rodovia MG-010, na APA Morro da Pedreira, Minas Gerais. 1º Simpósio Brasileiro sobre espécies exóticas invasoras. Brasília, Distrito Federal. 2005. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/estruturas/174/_arquivos/174_05122008113143.pdf>., 2005.

Como citar

CNCFlora. Lavoisiera punctata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Lavoisiera punctata>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 28/11/2014 - 17:32:26